21.5.09

Neville Brody



Neville Brody é um dos designers mais conhecidos da geração de 80. Formado na London College of Printing, 1976-79, os seus primeiros trabalhos como designer foram capas de discos de música na Al McDowell's e para as editoras independentes Stiff Records e Fetish Records. Foi nesta última que começou a experimentar e a tornar coerente a sua linguagem visual, que hoje tão bem discernimos. Entre 1981 e 1986, foi art editor da revista "The Face", para a qual desenhou a fonte geométrica Typeface Six (1986). Foi na Face, que criou verdadeiros desafios ao que até então se fazia no design editorial. As suas criações, verdadeiramente inseridas no movimento Pós-modernista, criaram uma ponte para o universo ecléctico que se viveu no início dos anos 90 e até para um certo revivalismo geométrico e informático do final da década de 90. Em 1987, é director artístico da revista Arena, agora menos frenético e mais neutro. Neste mesmo ano funda The Studio em Londres. Neville Brody, foi um dos primeiros designers a virar-se para o uso das novas tecnologias, nomeadamente com o uso do Apple Macintosh. Entre muitos outros projectos, realizou a imagem corporativa do canal de televisão austríaco ORF TV, criou diversas famílias de tipos para a Linotype, foi o impulsionador da revista de tipografia digital experimental Fuse, etc. Torna-se sócio de Erik Spiekermann na Fontworks, empresa que edita e distribui fontes digitais. Os seus últimos projectos são dedicados ao webdesign e interface design, como por exemplo a imagem/interface dos novos programas da Macromedia (Flash, FreeHand, etc), logotipos e imagem para o webzine produzido pelo Turner Entertainment Network - SPIV, o website da FontNet e FontWorks UK, do museu , os websites Gardianunlimited (GuardianUnlimited, NewsUnlimited).

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