4.5.09

Leonardo Da Vinci [pintura]

Igualmente a Michelangelo, Rafael e Ticiano, Leonardo da Vinci fez parte da pintura Renascentista. Além das 25 pinturas conhecidas do autor, das quais restam hoje cerca de 10, supõem-se que Leonardo deixou pelo menos 30 mil páginas de manuscritos, dos quais dois terços continuam desaparecidos. Para Leonardo a arte não existia sem ciência e acreditava que a verdade só poderia ser apreendida através da observação minuciosa das coisas e que as teorias deveriam ser testadas através das experiências no mundo real. Desta forma, o trabalho artístico, começava a aliar a observação científica e a experimentação minuciosa, fazendo sempre os registos escritos e esboçados. Para além de observador e perfeccionista, Leonardo estudava e criava tanto as tintas, assim como, revia e retocava incansavelmente as suas obras tentando alcançar a perfeição. Era fascinado pelo estudo da luz/sombra, paisagens, bem como os efeitos ópticos dos objectos observados á distância.
Mona Lisa
Óleo sobre madeira de choupo770 x 530 mm
1503-1506 Paris, Museu Louvre
Considerado o quadro mais famoso do mundo, este quadro é sem dúvida um dos melhores de Leonardo. Foi encomendado pelo comerciante de sedas Florentino Francesco Del Giocondo, retratando a sua a sua esposa, Lisa Gherardini, assinalando assim, o nascimento do segundo filho do casal. Mona Lisa é sem dúvida dona da expressão mais subtil e expressa um género de pintura tradicional de retratos, que se desenvolveu em Florença nos finais do séc. XV.
Última Ceia
Pintura Mural 4600 x 8800 mm
1495 Milão, Convento de Santa Maria delle Grazie
A Última Ceia contribuiu para fortalecer a fama de Leonardo como pintor. Trabalho executado no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie em Milão e encomendado pelo Duque Ludovico Sforza. O mural durou 3 anos a ser executado e embora fosse um tema tradicional na altura, a sua qualidade, realismo e a representação dramática das figuras, deu á obra um maior realismo, influenciando todas as suas subsequentes.

1 comentário:

  1. Muito legal seu blog! Em especial a parte do DaVinci!!! Em minha opinião o afresco Última Ceia é o melhor.

    ResponderEliminar