27.6.09

mude



O MUDE Museu do Design e da Moda abriu as suas portas no passado dia 22, no nº 24 da Rua Augusta. Mesmo antes do início das obras de adaptação definitiva da antiga sede do BNU às suas novas funções museológicas, o MUDE oferecerá nesse local uma programação contínua onde estarão presentes as diferentes perspectivas e linguagens do design.A exposição inaugural ‘Antestreia’ apresenta um conjunto de peças de Le Corbusier a Azzedine Alaïa que permitem visitar histórias e acontecimentos do século XX e XXI, a partir dos objectos que as viveram ou foram usados pelas muitas pessoas que, no passado, foram dessas histórias também actores. Aqui o acervo de moda tem um lugar de destaque pois é a primeira vez que é apresentada ao público.No dia 18 foi para as bancas o novo catálogo do MUDE, com um conceito, formato e forma de distribuição inovadores.



O MUDE não se fecha sobre o design de produto e moda. Equaciona o conceito de design nas suas várias expressões durante o século XX, entendendo a sua evolução como uma realidade inserida num contexto histórico e acompanha a contemporaneidade, mostrando as novas tendências e caminhos do design do séc. XXI.
Pretende ser um espaço para o debate entre a criação experimental e a produção industrial, a discussão sobre a relação design/arte/artesanato ou a reflexão sobre os desafios urbanos, socio-económicos, ambientais e tecnológicos da actualidade.
Um lugar onde se sublinha a transversalidade da criação contemporânea, e para o qual se convidam as outras expressões artísticas e áreas do pensamento a dialogar com o design.


Sem comentários:

Enviar um comentário