3.4.09

[thºnet]

  • A cadeira mais famosa e vendida em todo o mundo;
  • Cadeira de Consumo ou thonet nº 14 (1859-1860);
  • Ícone do design e produzida até aos dias de hoje;
  • Cadeira por excelência de café em todo o mundo;
  • Produzida em massa e de custo bastante baixo;
  • Composta por 6 pecas e 10 parafusos;
  • Em 1930 foram vendidas 50milhões de exemplares em todo o mundo;
  • Expoente máximo na técnica de moldagem a vapor da madeira sólida;
  • Em 1860 custava menos que uma garrafa de vinho;
  • Ainda hoje é comercializada da mesma forma.
Constituição da cadeira:
  • 5 peças, montadas por método simplificado;
  • Acento circular feito em malha de palha;
  • Utilização de 10 a 12 porcas e parafusos (dois anéis de madeira depois de serem vincados são coladas para fixarem a forma pretendida)

O processo de vergar a madeira foi inventado pelo marceneiro e designer alemão Michel Thonet, no início do século XIX. Ele descobriu diversas maneiras de curvar a madeira através da água, da cola quente e, mais tarde, do vapor. Quem poderia imaginar, no século passado, que os móveis Thonet ainda seriam um clássico 150 anos depois! Em 1842, Thonet inventou um mecanismo a vapor capaz de curvar e moldar a madeira. Flexível, ela ganhava contornos que, por volta de 1859, se materializaram na célebre Cadeira 14. De encosto curvo e assento de palhinha, esta transformou-se numa das cadeiras mais vendidas do mundo. Michael Thonet começou em 1830 a fazer experiências a curvar lâminas de compensado. Fervia tiras de madeira em cola dissolvida e curvava-as em moldes de aço, ficando assim conhecido como o precursor do processo de industrialização da arte de curvar madeira. Uma das particularidades deste processo está no facto das toras das árvores de açoita ficarem de molho em água fluvial de 6 a 8 meses para amolecerem as fibras apropriadas à moldagem. Para além desta técnica, o modelo nº 14 foi a primeira cadeira a utilizar a técnica de curvatura da madeira através do vapor de água e depois de 1865 toda a produção era executada desta forma. Graças a uma junção aparafusada, agora é possível exportar via navio as cadeiras desmontadas, efectuando a montagem só quando chegassem ao seu destino. Trinta e seis cadeiras nº 14 podiam estar dentro de um caixote de apenas 1 metro cúbico, forma que era extremamente prática e que economizava muito espaço, sendo um método de embalagem revolucionário para o século XVIII. O facto de serem ajustáveis contribuiu, mais uma vez, para o sucesso desta peça de mobiliário existente até à actualidade.

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